jusbrasil.com.br
31 de Março de 2020

Negociação

Alexandra Caporale Silva, Advogado
há 2 meses

NEGOCIAÇÃO:

1. O QUE É A NEGOCIAÇÃO:

Negociação é a forma de chegar a determinados objetivos por meio de acordos, em situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, lidando com conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.

A efetividade do acordo

Uma negociação é efetiva quando os interesses legítimos das duas partes são atendidos. A efetividade de um acordo (EA) pode ser medida com o cálculo EA = Q x A, em que Q é sua qualidade e A sua aceitação. O acordo tem aceitação quando “as partes envolvidas estão comprometidas psicologicamente com ele e dispostas a cumpri-lo”. A qualidade vem quando “os interesses legítimos das partes foram atendidos”.

Os tipos de postura

Existem três tipos de postura dentro de uma negociação: a competitiva, a colaborativa e a perde/perde. A competitiva é aquela em que o negociador está interessado apenas em satisfazer suas próprias necessidades. O negociador com essa postura geralmente adota máximas como “o importante é levar vantagem em tudo” ou “o mundo é dos espertos” e, sem remorsos nem princípios éticos, pode acabar “sem entender mais profundamente a substância das questões que estão sendo negociadas”.

Na postura colaborativa, o negociador está interessado em satisfazer os dois lados. Ele tenta achar pontos de convergência e acredita que problemas da outra parte interessada também devem ser solucionados.

A postura perde/perde é a menos comum, mas ainda é possível de ser encontrada. Nela, “o negociador não se importa em perder desde que o outro também perca”. Prejudicar o outro é mais importante que obter vantagens para si próprio.

A barganha de propostas

A barganha de propostas é a forma de negociação que não tem interesse em saber o outro lado. Envolve a postura competitiva, e o mais provável é que uma das partes (às vezes até as duas) saia perdendo, no final, porque seus procedimentos usuais “consistem em realçar e exagerar todos os pontos positivos de sua proposta. Os pontos negativos são ocultados ou diminuídos, mas em relação à proposta do outro ocorre o inverso.” Não é necessariamente antiética ou imoral, mas é uma forma limitada de conduzir a negociação.

A solução de problemas

Em alguns casos, trabalhar com a solução de problemas é a única maneira correta de se negociar. Ela envolve a postura colaborativa do negociador e é a mais provável para resultar em um acordo efetivo. A solução de problemas tenta entender “a essência e os méritos da questão ou problema”. Nessa forma de conduzir uma negociação, o acordo só é alcançado depois que as questões são analisadas pelas várias óticas das pessoas envolvidas. É a negociação mais difícil de ser conduzida: exige competência, criatividade e algumas habilidades específicas, como saber manter um bom relacionamento, saber encarar problemas de forma positiva e saber identificar e lutar por objetivos que atendam aos interesses das duas partes.

🛎🎯 TEM ALGUMA DÚVIDA??

DEIXE NOS COMENTÁRIOS OU ENTRE EM CONTATO!!

☎️34 32545913

☎️34 998922012

🚩Avenida Césario Alvim, 818, sala 605, Edifício Uberlândia 2000, centro, Uberlandia Mg.

⚖️O seu Direito é o nosso Dever!

⚖️Sua causa nossa causa!

⚖️Sua Urgência nossa Urgência!

Alexandra Caporale

Advogada e Mediadora Judicial/extrajudicial

#férias #vidadeadvogada #direito #Uberlândia #coromandel #minasgerais #direitocivil #direitodefamília #direitoimobiliario #locações #recesso #advogado #mediação #lagamardoscoqueiros #TJMG #alimentos #divórcio #urgente #atenção #consumidor #caporaleadvocacia #vidadeadvogado

#inventário #herança #inventáriojudicial #inventárionocartório


Fonte: meunegócio.com

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)